segunda-feira, 21 de julho de 2014

A Dinâmica da Violência Juvenil


VIANA, Nildo. A Dinâmica da Violência Juvenil. Rio de Janeiro: Ar Editora, 2014.
Comprar: Livraria Cultura, Loja Singular, Estante Virtual, Livraria Saraiva, Amazon com, Agapea Libros, Livronauta, etc.


A dinâmica da violência juvenil

R$ 19,40
Ou em 3x sem juros nos cartões


O prazo de entrega é de 7 dias úteis (produção) + prazo dos correios
 
Por: Nildo Viana

Dados do Livro

"Nildo Viana não é um escritor de meias palavras, contundente em suas afirmações tenta provocar seus leitores instigando-os a reverem concepções que se impõem a todos nós através das instituições, das ciências, da mídia, dos valores que fundamentam a existência da sociedade capitalista.

Ao chamar a nossa atenção para a forma como naturalizamos o fenômeno da violência, o autor nos brinda com uma breve e excelente abordagem de concepções ideológicas inspiradas na psicanálise, na etologia e na filosofia. Discute teses que corroboram a idéia da existência de uma essência humana violenta, e que só pode ser contida ou por punições capazes de possibilitar a vida em sociedade, ou considerando os conflitos como um mecanismo regulador da sociedade, uma vez que os sentimentos humanos de hostilidade e repulsão redefinem e adaptam as desordens a novas situações. Os referenciais teóricos que se contrapõem a esses trabalhos indicam, segundo Viana, a necessidade de se ultrapassar as concepções ideológicas da violência porque elas apresentariam uma “inversão da realidade, uma sistematização de uma falsa consciência”.

Com o objetivo de buscar referenciais capazes de compreender a violência como um fenômeno sujeito a “múltiplas determinações”, Viana constrói uma definição geral, apresentando a violência como sendo “uma relação social de imposição” e, a partir desse conceito geral, procura entender os sentidos das manifestações específicas de violência, tais como, a violência urbana, escolar, laboral, criminal. Entre essas formas de violência o autor aprofundará o conceito de violência juvenil, não sem antes abordar as definições de juventude.
Aurea Guimarães"

Informações adicionais

NomeA dinâmica da violência juvenil
AutorNildo Viana
EditoraAr Editora
ISBN9788565873338
Número de páginas86

Nenhum comentário:

Postar um comentário